Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Especial

O Spitz dos visigodos ou vallhund sueco, é um cão de origens antigas, a raça já existia no período das invasões vikings na Europa e continuou a habitar os Países Nórdicos até os dias de hoje. Muitos acreditam que este cão esteja relacionado de alguma maneira aos welsh corgis ingleses, especialmente o Welsh Corgi Pembroke, é provável que tenham sido levados pelos tecelões flamengos que migraram para o país de Gales quando, o rei Henrique I, tentando desenvolver a industria têxtil da Grã-Bretanha, teria estimulado a migração destes tecelões para o país. Outra teoria afirma que os vikings que invadiram a Grã-Bretanha e a Irlanda  teriam levado consigo cães de pequeno porte nos barcos, provavelmente para caçar ratos a bordo e alguns destes cães poderiam ter sido deixados na região e se misturado com os corgis. Esta é uma raça típica da Suécia  e quase desapareceu durante o início do século XX, ela deve a sua recuperação e reconhecimento oficial ao Conde Bjorn Von Rosen que a partir da década de 30, trabalhou com diversos criadores suecos para salvar o spitz dos visigodos.


Esta raça é rústica e enérgica, costumava ser utilizado como guardião de cavalos e condutor de gado, ainda hoje,em seu país de origem executa estas funções. Embora seja bastante comum na Suécia, é muito raro no resto do mundo. O spitz dos visigodos possui temperamento ativo e independente, é muito alerta e pode ser um bom cão de guarda de alarme, muito brincalhão, divertido, é manso e meigo, esta raça é Spitz dos Visigodos 4boa com crianças, desde que as mesmas saibam como tratá-lo, e uma boa companhia para a família. Muito inteligente e sensível, possui grande afinidade com seu dono.


Naturalmente muito resistente e robusto, o spitz dos visigodos é um cão que gosta de viver ao ar livre, ele precisa de espaço e muito exercício, apesar de seu tamanho pequeno este cão não se adapta a vida em apartamentos. Seu pêlo é duro e resistente, impermeável e não necessita de maiores cuidados, deve ser escovado regularmente para a retirada de pêlos mortos, aumentando a frequência durante a época de muda. Como toda raça de pequeno porte, uma higiene dental deve ser mantida para evitar problemas com tártaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos meus AUmiguinhos.