Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Especial

Também chamado de Podengo ibecenco e de Hound de Ibiza, este cão, de origens antigas é originário das ilhas Baleares no mar Mediterrâneo, principalmente de Ibiza e Maiorca na Espanha. Esta raça é originária dos mesmos cães, criados pelos faraós egípcios, que deram origem ao pharaoh hound. A separação as duas raças teria ocorrido quando, a aproximadamente 8 séculos A.C exemplares foram levados pelos Fenícios até as ilhas Baleares e ficaram isolados do continente por muito tempo, adaptando-se ao estilo de vida e às condições climáticas das ilhas. Eram, e ainda são, muito utilizados na caça ao coelho e à lebre, sozinhos ou em pequenos grupos. Também podem ser utilizados como caçadores de presas maiores e como recolhedores na caça às aves, mas sua especialidade são os coelhos. Os habitantes das ilhas costumam considerar as fêmeas melhores caçadoras que os machos, principalmente para a caça em grupos uma vez que os machos podem brigar entre si e não cooperam uns com os outros durante a caçada.



Ibizan Hound 1 
Estes cães possuem um corpo esbelto e com pouco tecido adiposo o que faz muitas pessoas pensarem que se trata de um galgo, quando na realidade é uma raça de tipo primitivo, é provável que compartilhe ancestrais em comum com raças de galgos mas apresenta algumas diferenças principais em relação a estes cães. O ibizans, assim como os pharaoh hounds possuem orelhas eretas e, embora possuam excelente visão e persigam a presa baseado principalmente neste sentido, é mais comum que encontrem a caça utilizando seu olfado que é muito apurado, ou sua audição, que também é excelente.


É um cão de temperamento alegre e brincalhão, que gosta da companhia da família. Além de bons caçadores são bons companheiros que latem muito pouco. Bons com crianças, muito limpos, desconfiados com estranhos e podem brigar com cães do mesmo sexo, especialmente os machos, mas exceções existem e podem ser acostumados com outros cães desde que sejam bem socializados. Como são caçadores natos os ibizans tendem a perseguir outros animais de estimação como coelhos, gatos etc… e por isto não são recomendados para casas onde existam outros animais. Cães desta raça são muito apegados ao seu dono, estão acostumados a ver no homem um parceiro. É muito inteligente mas pouco obediente ( 53ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren ) e exigirá paciência do seu dono.


Ibizan hound 2
Ibizan Hounds gostam de espaço e de exercício, adoram passear e ter a oportunidade de “esticar as pernas” e, se possível correr. Apesar do seu tamanho podem viver bem dentro de casa desde que bem exercitados. Seu pêlo deve ser escovado regularmente, com mais frequência para a variedade de pêlo duro. São excelentes saltadores que não precisam pegar impulso para saltar, a casa onde vivem deve ter muros altos por segurança. A raça é considerada bastante saudável, mas como têm pouco tecido adiposo em relação ao tamanho do seu corpo são mais sensíveis a anestésicos e podem ter reações alérgicas a produtos tóxicos, como inseticidas, mais facilmente do que outras raças de cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos meus AUmiguinhos.