Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Especial

Dentre os cães pastores, o kuvasz é uma das 6 raças de cães guardiões de rebanhos (juntamente com o Komondor, o pastor da rússia meridional, o pastor maremmano abruzzi, o slovensky cuvac e o pastor polonês de podhal). Estas raças são especialistas em proteger os rebanhos de ovelhas dos predadores, especialmente dos lobos. O kuvasz é originário da Hungria, mas seus ancestrais podem estar relacionados aos cães pastores asiáticos. Esta raça se desenvolveu durante a idade média, seriam os cães que acompanhavam os povos nômades magyares (húngaros), protegendo os rebanhos e acompanhando os cavaleiros em suas viagens até que este povo se fixou na região da atual Hungria. Outras teorias sobre a origem do Kuvasz seria a que os ancestrais deste cão teriam sido levados até a Hungria por povos nômades turcos que chegaram a região no século XIII, devido as invasões mongóis. O rei Mathias I, rei da hungria entre os anos de 1458 até 1490, possuia vários destes cães treinados para a caça grossa e para sua proteção, ele sempre levava pelo menos um de seus cães consigo para onde quer que fosse e dizia confiar mais neles que em seus guardas pessoais. Durante muito tempo apenas nobres e aristocratas húngaros foram autorizados a possuir um Kuvasz, só posteriormente a raça voltou às fazendas e foi utilizada, quase que exclusivamente, como guardiã de rebanhos até o século XIX quando sua principal função passou a ser a de guarda de propriedades.


Kuvasz 3Este cão é fiel e muito corajoso, atento e observador, é desconfiado com estranhos e mesmo que tenha sido apresentado por pessoas da família sempre será reservado com pessoas de fora da casa, além disto é muito protetor e incorruptível, possuindo as características para ser um excelente guardião que não late muito, considerado uma das melhores raças de cães de guarda (7ª colocação no ranking dos melhores cães de guarda). O kuvasz éum cão de carácter nobre e reservado, temperamento independente e inteligente, esta raça devido à sua função de protetor de rebanhos, que fazia com que trabalhasse a maior parte do dia sozinho, e não sob o comando do homem como outros cães de pastoreio, fez com que esta raça fosse capaz de tomar decisões sozinha. Devido a esta característica o Kuvasz não é uma das raças mais obedientes (42ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) e seu dono deve educá-lo desde bem cedo. Além de suas habilidades como guarda e como pastor este cão é um grande companheiro e deve ser criado junto as pessoas da casa.


O kuvasz é originalmente um cão de fazendas e precisa de bastante espaço e exercício. Seu pêlo deve ser escovado de preferência diariamente para evitar a formação de nós e retirar os pêlos mortos. Esta raça pode estar sujeita a incidência de displasia, um problema de origem genética que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos meus AUmiguinhos.